Guia da mesa posta: como usar copos e taças

30 de março de 2016

Agora que você já sabe quais são os itens essenciais para começar a montar mesas lindas, vamos começar a falar sobre como montar as suas mesas, onde dispor cada item e a etiqueta da mesa posta.

Hoje vamos conversar sobre os copos e taças.

Como já falamos no post anterior o básico é você ter um conjunto de copos ou taças para água e refresco (suco ou refrigerante) e um conjunto de taças para vinho de tamanho médio (que possam ser usadas para tinto ou branco).

Além disso, você precisa ter copos próprios para servir o que é mais consumido na sua casa, pode ser espumante, cerveja, vinho...

Esse básico, depois você pode investir em mais variedades de copos e taças para servir bebidas diversas e para variar os estilos (se puder comprar e tiver espaço para guardar).

Quais copos e taças colocar na mesa

Essa é a parte mais simples e tem uma regrinha que é bem lógica: coloque na mesa todos os copos adequados ao que você vai servir durante a refeição e apenas estes.

Para um café da manhã ou tarde você precisa de xícara e um copo ou taça de água e suco.



Já para um almoço ou jantar informal você pode dispor apenas um copo ou taça de água e suco e, caso sirva uma bebida alcoólica, disponha a taça necessária, geralmente de vinho ou espumante.


No caso de um jantar mais formal ou com maior variedade de bebidas, você também vai colocar os copos adequados: taça de vinho, taça de água, taça de espumante, copo de cerveja...

Taça de água, taça de espumante e copo de cerveja

Ah, você percebeu que a taça ou o copo de agua sempre estará na mesa
Lembre-se que quando a bebida for servida apenas com os aperitivos, vá acompanhar a sobremesa ou ser o fechamento do jantar, como no caso dos licores, os copos e taças devem ficar fora da mesa posta. Nesses casos a melhor opção é dispô-los numa bandeja em um balcão de apoio próximo das bebidas.

Onde colocar os copos e taças


Em regra os copos e taças devem ficar no canto superior direito do prato, logo acima das faca.

Os copos são dispostos em linha, do maior para o menor, sendo que a taça de espumante fica um pouco acima dos demais (na foto acima você pode ver essa disposição).

Mas aqui eu lembro que nem sempre a regra precisa ser seguida à risca. Se na hora de montar a mesa você perceba que não ficou harmônico ou que o espaço fica muito restrito com os no canto direito, mude! Mexa até encontrar uma posição adequada para a sua composição.

Copos dispostos de modo espelhado, apenas nos lados externos da mesa para liberar o espaço central.

Eu gosto muito de dispor os copos de modo espelhado, por exemplo, para otimizar o espaço da mesa quando vou servir a comida direito na mesa, sem auxílio de bufê.

Onde servir cada bebida


São tantas variedades de copos e taças que fica difícil de saber onde servir cada tipo de bebida:

Nesse guia você consegue identificar os principais formatos, então guarde a foto para quando as dúvidas aparecerem!



Espero que gostem e guardem essas dicas para quando surgir alguma dúvida!
E se tiver alguma pergunta, deixa aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com