Como economizar ao comprar passagens aéreas e hospedagem

1 de março de 2016

Quando eu organizava a nossa viagem de lua de mel descobri vários truques e dicas que me ajudaram a encontrar passagens e diárias com preços legais (e com isso ter mais dinheiro para gastar em compras e passeios).
Aprendi que organização e planejamento são a chave para conseguir ótimas tarifas. Hoje quero compartilhar algumas dicas com vocês:


Acompanhe os sites especializados

Vários sites fazem todo o trabalho pesado de correr atrás de ofertas e preços especiais praticados pelas companhias aéreas mundo afora.
Para conseguir aproveitar as promoções divulgadas nesses sites, vale baixar os aplicativos e ativar as notificações, vale assinar via e-mail... 
Assim você fica ligado nos preços e aprende quais são as promoções que realmente valem a pena, foi assim que eu percebi que as passagens para o México estavam baixando e consegui uma ótima tarifa.
Se já está com um destino em mente, aí mesmo que você precisa usar todos os artifícios para saber das ofertas assim que divulgadas. 
Meu preferido é o Melhores Destinos, mas também acompanho o Passagens Imperdíveis.

Utilize os buscadores de tarifa

Alguns sites fazem uma varredura na internet para encontrar a melhor tarifa na internet, não apenas nos sites das companhias aéreas e redes de hotel, mas em sites como Decolar.com e agências.
O melhor, na minha opinião, é o Skyscanner. Também sugiro o Kayak, que tem a mesma função.
O Tripadvisor é o meu buscador favorito quando se trata de achar as melhores tarifas de hospedagem (e também para realizar o planejamento da viagem) e o Trivago cumpre muito bem a mesma função.


Cadastre-se nos programas de fidelidade das redes hoteleiras

Toda grande rede de hotéis tem um programa de fidelidade através do qual você tem preços diferenciadas, acesso à promoções exclusivas ou, pelo menos, pontuação que se reverterá em bônus tarifário.
A rede Ibis, por exemplo, sempre tem valores diferenciados para clientes cadastrados e faz várias promoções que só são validas para esses clientes.
Manter cadastro em todas as mais conhecidas, como Ibis, Meliá, Merriot, Othon e tantas outras que voce você vá descobrindo, pode trazer ótimos descontos e vantagens.
Então, sempre que vá se hospedar em algum lugar, antes cadastre-se no programa de relacionamento.

Saiba quando viajar para o destino escolhido ou escolha o destino conforme a data da viagem

Essa dica é básica e (quase) todo mundo sabe, mas acaba esquecendo na hora que deveria colocar em prática: todo destino tem períodos de alta, média e baixa temporada. 
Viajar para o Valle Nevado ou Bariloche em julho é mais caro do que setembro, por exemplo, já que a alta temporada ocorre no meio do ano.
Então se você escolheu o destino e tem flexibilidade para escolher as datas, tente viajar na média ou baixa temporada. Na hora da busca pela passagem, de uma olhada nos gráficos que os buscadores disponibilizam e vá alternando as datas para ver como a tarifa altera.
Já se você tem um período de férias definido e quer escolher um destino para aproveita-lo, pesquise quais são os lugares que estarão fora da alta temporada naqueles dias.

Essas são as minhas quatro dicas essenciais para você memorizar antes de planejar a sua próxima viajem!

Se você tem alguma dica pra compartilhar, deixa aqui nos comentários...

Um comentário :

  1. Larissa Lorentino2 de março de 2016 21:23

    Lembro bem das tuas buscas pelo melhor preço das passagens. Diariamente olhando o site hehehe

    ResponderExcluir