Guia da mesa posta: itens essenciais para começar

28 de fevereiro de 2016

Vamos falar sobre o assunto que me motivou a começar o blog: mesa posta.

A vida é sempre tão corrida que ao sentar em uma mesa caprichada a gente desacelera para ficar ali por mais tempo, come mais devagar, conversa mais, realmente aproveita a refeição, por isso é tão prazeroso arrumar a mesa. Depois que você começa, não quer mais parar!

E o post de hoje é para ajudar quem está começando a se encantar por mesa posta, vamos falar sobre 
os itens que você precisa ter para montar uma mesa posta.

Logo que comecei a montar meu enxoval, me vi apaixonada por mesa posta. Não podia ver um guardanapo de tecido que já ia comprando.

Depois que casei e enfim comecei a montar as minhas meses percebi quantas coisas em comprei errado por não combinar muito com os demais itens que tenho como vi que não comprei coisas que eu realmente usaria.

Com essa experiência, eu quero deixar uma dica muito importante: antes de começar a comprar tudo o que vê pela frente, comece pelos itens essenciais e que sejam básicos e versáteis. Com eles monte algumas mesas e vá aos poucos vendo o que pode ser util e o que combina com os estilos de mesa que você gosta de montar.

Itens de mesa posta tendem a ser caros, pois você sempre os quer em quantidade (2, 4 , 6, 8...) para montar a mesa, então é importante ir aos poucos e escolher bem o que comprar para acabar cheia de peças que você não faz ideia de como combinar ou nunca tem ocasião para usar.

Itens essenciais

Louça

Item essencial e indispensável em toda mesa, óbvio.
Minha sugestão é optar por um jogo completo de porcelana branco, com pratos rasos, pratos fundos, pratos de sobremesa e conjuntos de xícaras de chá e café com pires, todos da mesma linha.
Você pode optar por uma porcelana trabalhada ou lisa, depende do seu gosto, eu apenas sugiro que seja redonda (mais fácil de usar e misturar com outras ouças) e que não tenha filete dourado ou prateado.

A louça branca pode ser misturada com outras louças coloridas e estampadas, além de ficar mais fácil de combinar com as roupas de mesa e outras peças que irão compor a sua mesa posta.

Talheres

Um conjunto liso em inox é essencial, tenha facas de mesa, garfos de mesa, garfos de sobremesa, colheres de sopa, colheres de sobremesa e colheres de chá.
Se puder investir em um faqueiro completo, que além dos itens acima tenha facas de sobremesa, melhor ainda.
Os talheres de peixe são dispensáveis se você faz poucas recepções formais ou se não costuma servir peixe (meu caso).

Louças da linha Soleil, da Oxford Porcelanas, e talheres da linha Malibu, da Tramontina.


Taças e copos

Você vai precisar de um conjunto de copos ou taças para água e refresco (suco ou refrigerante) e um conjunto de taças para vinho de tamanho médio (que possam ser usadas para tinto ou branco).

Depois, pense no que você costuma beber e servir na sua casa. Se gosta de espumante, invista em taças do tipo flute. Se na família o costume é beber cerveja, tenha copos ou taças que servi-la.

Para começar, sugiro investir em peças lisas e transparentes, que combinam com tudo.

Guardanapos de tecido

Comece com um jogo de guardanapos de algodão branco, é o mais fácil de limpar e de combinar.
Os guardanapos brancos também podem ser usados para várias funções, como em cestas de pães e fundo de bandejas.

Varie a forma de dobrar e dê uma cara diferente para os mesmos guardanapos.

Jogo americano e toalha de mesa

Invista em um jogo americano ou uma boa toalha de mesa. Independente da sua escolha, lembre-se de optar por cores neutras, que combinem com o seu estilo e com a sua casa. Novamente, eu sugiro o branco.

Não tão essenciais, mas que vale investir já

Algumas coisas não são essenciais para começar, mas ajudam bastante e você pode investir sem medo.

Sousplat

Sousplat de vidro ou inox são os mais básicos, mas também são caros. Se puder, comece por eles. Mas se prefere uma opção mais barata, invista em sousplat de plástico ou de MDF, para usar com capas de tecido que você pode trocar conforme a composição da mesa. 

Sousplat plástico da Copa&Cia para usar com capas de tecido.

Guardanapos coloridos

Como não é dos itens mais caros (tem várias opções acessíveis) e um dos que mais se destaca na mesa, vale investir em uma cor ou estampa diferente de guardanapos.

Argola de guardanapo

Não são essenciais, pois você pode fazer dobraduras e pronto. Mas vale investir em um jogo de porta-guardanapos de metal ou de flores em uma cor neutra para começar, o efeito na mesa é lindo.

Quantidade

Você precisa ter o mesmo número de lugares na mesa de itens essenciais e aconselho a comprar sempre 2 a mais. Por exemplo, minha mesa é de 6 lugares e os itens neutros (especialmente as louças e guardanapos) eu procuro ter 8 peças.

Depois você vai acabar comprando outras peças coloridas, trabalhadas, diferentes (acredite, é um vicio) e pode mesclar com as brancas e neutras quando receber mais convidados em casa.

Gostou da lista? Esqueci de algo? Me conta aqui nos  comentários!

9 comentários :

  1. Ótimas dicas Fabi!!!! Estou ansiosa para iniciar minhas mesas posta! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, você vai amar os próximos posts da série!

      Excluir
  2. Acho divino todo esse capricho. Quando eu crescer quero ser igual Fabi. Admiro muito!

    ResponderExcluir
  3. qts ramequins e cumbucas devo ter? para começar?

    ResponderExcluir
  4. Quantos ramequins devo ter? e cumbucas? Quero comprar todos brancos, mas n sei qnts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaiana! Depende muito do espaço que você tem e quantas pessoas costuma receber.
      Sugiro começar com 3 a 4 cumbucas para serviço e 1 ramequim de tamanho médio por "lugar na mesa" e 2 extras!

      Excluir
  5. Obrigado pelas dicas, estou começando agora e estava perdida com medo de gastar e depois não usar, suas dicas me ajudaram muito ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!! Espero que monte um "enxoval" de mesa posta lindo e econômico!

      Excluir