Como fazer uma noite italiana em casa - Parte I

13 de fevereiro de 2016

Eu amo uma noite temática, mesa e cardápio completo combinando. 
Minha preferida é a noite italiana por ser cheia de comidinhas gostosas e práticas, além de sempre agradar os convidados.

As opões de massas são infinitas, mas minha preferencia é pela pizza, tanto por não conhecer qualquer pessoa que não goste de pizza como por ser algo demorado de comer, você fica um bom tempo na mesa até experimentar um pedacinho de cada pizza e eu amo ficar ao redor da mesa conversando.

Gosto de servir os aperitivos também  na mesa nesse caso. E também não faltam opções:  queijos, salames, crosti e palitos de pão com manteiga aromatizada ou geleia de pimenta...


Quanto às bebidas, nem preciso dizer que o vinho é o principal da noite, mas além dele é importante servir água e uma opção de bebida sem álcool, na noite italiana o suco de uva integral combina muito bem.
Cerveja e espumante também são ótimas opções.

Agora, o que realmente dita o tema da noite é a mesa bem arrumada e cheia de detalhes:

Minha primeira opção de mesa para a noite italiana é essa: servi os aperitivos na mesa por isso usei o prato de sobremesa sobre o prato raso e dispus o garfo de sobremesa, ambos para o aperitivo.
Nessa mesa coloquei taça de vinho tinto, taça de água e taça de espumante para servir vinho frisante. 
O vinho é o rei da noite, mas é imprescindível dispor água para acompanha-lo. 
No guardanapo xadrez fiz uma sobra simples e usei um porta-guardanapo branco liso para destacar o ramo de manjericão fresco que arrematou minha mesa. 
Velas e verdinhos são sempre bem-vindos. 



A segunda sugestão de mesa é um pouco mais sóbria, combinando o vermelho (cor essência para trazer a alma italiana pra mesa) com preto. 
Não utilizei sousplat, mas sobrepus três americanos redondos em tamanhos e texturas diferentes. 
Também utilizei dois guardanapos sobrepostos, o xadrez e um preto para dar volume e contraste. 
Taças bico de jaca chumbo para água e as taças de vinho que não podem faltar. 
Velas e verdinhos também são essenciais. 
Nessa mesa eu dispus copos e talheres espelhados para que o centro da mesa ficasse com espaço livre para receber a tábua de frios.


Nessa outra opção, mais simples mas muito charmosa, eu utilizei os talheres em resina imitando bambu, rolhas e velas no centro da mesa e o guardanapo com ramos verdes.
Tudo sobre um trilho vermelho que fez destacar os demais itens da mesa.
E claro, taças de água e vinho não poderiam faltar.


Esse é um tema bem versátil e que se adapta facilmente com o que você já tem em casa, além de sempre agradar os convidados pela alegria que passa a ideia de uma noite italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário