Coluna da Nutri por Naiana Vargas: Buscando emagrecimento? Aposte na Reeducação Alimentar

22 de fevereiro de 2016

A reeducação alimentar é, sem dúvida, a melhor receita para emagrecer com saúde e consiste em começar a alimentar-se de forma mais saudável na medida certa. 

O que eu gostaria de deixar claro é que reeducar a alimentação não é deixar de comer o que gostamos, mas aprender a comer um pouco de tudo, de maneira correta, sem ter que recorrer a remédios para emagrecer ou cirurgia, alcançando resultados definitivos. Além de ajudar na perda de peso, a reeducação alimentar é importante para mantermos uma boa saúde. 

Não é novidade para ninguém que o nosso dia a dia está cada vez mais corrido e levamos diariamente uma vida agitada, seja no trabalho, na faculdade, academia ou mesmo no relacionamento com nossos amigos e familiares, o qual nos dificulta de fazer uma refeição completa e balanceada. Então não esqueça de assumir compromisso com a sua alimentação, pois ela exigira dedicação e tempo.

Se você busca emagrecer de forma saudável e sem o efeito sanfona, que é comum em dietas muito restritivas, a reeducação alimentar é uma aliada do emagrecimento saudável. 

Se está pronta de verdade para perder peso e não velo voltar depois é muito simples confira tudo para uma reeducação alimentar de sucesso.

Reeducando o paladar

Para escolher melhor os alimentos você deve reeducar o paladar. As saladas, sopas e legumes cozidos vão passar a ter mais sabor quando você deixar de comer alimentos industrializados que estão cheios de aromatizantes e intensificantes de sabor.

Se não gosta de algum alimento e sabe que ele é importante porque é cheio de vitaminas e porque tem menos calorias do que um hambúrguer, por exemplo, experimente-o várias vezes. 

Cozinhar os legumes com uma folhinha de louro e adicionar um dente de alho esmagado nas sopas pode conferir um sabor mais agradável, facilitando a adaptação.

Experimente receitas novas e opte sempre pelos integrais, porque diminuem a fome além de regular o intestino, e deixe de comer em fast food e as frituras. 

Coma pelo menos 2 frutas por dia, elas são ótimas como sobremesa.

Para que essas mudanças sejam implementadas no dia-a-dia deve fazer-se 1 mudança por semana até que ela se torne um hábito que será adotado para sempre. 

Confira as trocas de ouro abaixo, que vão fazer toda a diferença na hora de cuidar de seu corpo:


Veja mais substituições importantes

Açúcar refinado: resultado de um processo químico, este açúcar é pobre em nutrientes e rico em calorias. 

substitua por

Açúcar mascavo: ele preserva nutrientes, como vitaminas e minerais, benéficos à saúde. É o açúcar bruto. Mas continua sendo calórico. 
ou
Açúcar Demerara: passa por um refinamento leve, mas não recebe aditivo químico nenhum. De aspecto granulado, assemelha-se ao açúcar cristal. Tem valores calóricos altos, assim como o mascavo, mas não deixa cor na comida. 
ou
Mel: rico em muitos nutrientes, inclusive possui antioxidante. 
ou
Açúcar de coco: possui vitaminas e é rico em nutrientes, como zinco, ferro e potássio. 
ou
Adoçante: é um produto para quem quer diminuir calorias. Se consumido de maneira correta e não exagerar, não tem problema. Vale ressaltar que temos que escolher um adoçante natural, como por exemplo Stévia

Suco de caixinha e refrigerante: a maior parte das bebidas é açúcar e aditivos químicos. 

substitua por

Suco natural: o suco ajuda nosso corpo a assimilar os valiosos nutrientes encontrados nos alimentos. Opte por tomá-los sem adição de açúcar e não exagere, pois tem calorias. 
ou
Água: essencial para manter as funções vitais do organismo. 
ou
Água aromatizada: que tal dar um saborzinho à água? Adicionar frutas e ervas é uma dica. 
ou
Água de coco: rica em potássio e outros nutrientes. Tem poucas calorias, não esqueça que a melhor fonte é a água direto do coco, pos as industrializadas acabam contendo muito sódio. 
ou
Chás: trazem diversos benefícios. Alguns como o chá verde ou o de hibisco ajudam a emagrecer. Outros, como hortelã e camomila, acalmam, e auxiliam no controle da ansiedade. 

Queijo Amarelo: apesar de saborosos, os queijos amarelos possuem alto teor calórico. 

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Queijo branco: aposte no cottage, ele é o queijo mais magrinho. Inclusive tem opção livre de lactose. Ricota e minas também valem. 

Sal: consumido em excesso pode levar ao aumento da pressão sanguínea e doenças renais, cardíacas e cerebrais. 

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Outros temperos: abuse dos temperos e ervas como alho, cebola, alecrim e cominho. Para aromatizar o sal e fazê-lo render, adicione ervas secas a ele.

Frituras: são ricas em gorduras e muito calóricas. 

substitua por

Grelhados e assados: preservam os nutrientes dos alimentos, possuem menos calorias e controlam o colesterol.

Se tiver alguma dúvida ou quiser pedir um post, deixa aqui nos comentários!

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