8 dicas para cuidar das unhas e fazer o esmalte durar mais

15 de fevereiro de 2016


Fazer tarefas domésticas tem consequências drásticas para as unhas, mantê-las bem cuidadas é tarefa quase impossível quando se lida com produtos químicos, fricciona os dedos na esponja de lavar louça e lava as mãos a cada 10 minutos (que dona de casa não faz isso?).

Quem trabalha em frete ao computador todos os dias também deve perceber que a manicure não dura tanto por conta do atrito com as teclas.

Não existe fórmula mágica que faça o esmalte grudar e só sair com um super removedor, mas é possível manter as unhas bonitas por mais tempo com alguns simples cuidados durante e após fazer as unhas:

1.  Mantenha as unhas limpas e as cutículas hidratadas
A manutenção das unhas, com hidratação e polimento (quando estão sem esmalte, é claro) ajudam a deixar a superfície mais regular para receber a esmaltação.
Parece bobagem, mas ajuda muito na aderência do esmalte.

2. Limpe bem as unhas antes de esmaltar
Qualquer resíduo de creme hidratante e até mesmo água podem criar uma película entre o esmalte e a unha. Então, antes de começar a passar a base, não esqueça de limpar bem as unhas com algodão e acetona.

3. Passe uma base
Principio básico da aula de artes no colégio (no meu caso, ensinamento da mamãe), antes de pintar você precisa preparar a superficie com um fundo, que vais preencher buraquinhos, vedar para que a tinta não penetre demais ou que a tinta mude de cor.
O mesmo acontece aqui, você precisa passar a base para que a unha fique pronta para receber o esmalte e que ele fixe na unha por completo.
A Revlon tem uma base chamada Nail Care Base Coat que é sensacional!


4. Espere secar antes da próxima camada
Após a base e entre as camadas de esmalte (que devem sem sempre fininhas), espere secar bem. 
Quanto mais seco estiver, melhor aderência terá o esmalte.


5. Remova os excessos 
Aquele excesso que fica na pontinha da unha é o primeiro lugar que vai descascar, portanto lembre-se de remover os excessos da ponta e debaixo das unhas com um palito.

6. Acabou? Não esqueça do top coat!
Não pule a ultima etapa, o top chat será a proteção do seu esmalte nos próximos dias. Ah, se começar a soltar alguma pontinha você pode passar uma nova camada de top coat e evitar que descasque. 

7. Suas unhas não são ferramentas
Para manter o esmalte intacto, lembre-se que suas unhas não são ferramentas (culpada!). Abrir latinhas, remover algo como cera de vela de uma superfície com as unhas é tentador, mas esse é o tipo de situação que vai fazer seu esmalte se partir e soltar.

8. Óbvio, mas preciso lembrar: use luvas!
Não preciso nem dizer que o principal cuidado para quem lida com produtos de limpeza é usar luvas durante o serviço doméstico. Mas tenha cuidado, as luvas de borracha costumam ter um produto químico no interior que também estraga as unhas, então as luvas cirúrgicas (além de baratas) são uma boa opção.

Tem um segredo para cuidar das unhas? Divide com a gente nos comentários!

Um comentário :

  1. Minha dica é: depois de polir as unhas com um polidor passar óleo de cravo em cada unha. A dica é usar ben pouquinho, basta usar uma gotinha em uma unha de uma mão e desta mesma gotinha espalhar nas outras unhas (pode espalhar bem o óleo, é legal também massagear a cutícula.) Deve ficar só uma película muito fina. Após passar o óleo nas unhas pode prosseguir com a base, esmalte e o extra brilho que a Fabi indicou. O óleo de cravo, além de hidratar a cutícula evitando que ela arrepie, ajuda ma aderência do esmalte..

    ResponderExcluir