DIY: Quadros de folhas secas

18 de janeiro de 2016

Antigamente era comum juntar uma folha caída ou um flor recebida e colocar no meio de um livro pessado para que secasse, se tornando uma lembrança eterna.

Hoje, em meio a tablets e kindles, até mesmo os livros estão se tornando escassos, quanto mais pequenos gestos como este...

Mas, - deixando o saudosismo de lado - o post de hoje traz o passo-a-passo desse processo de secagem para utilizar as folhas na decoração, algo muito charmoso e delicado.


Passo-a-passo:

1. Escolha com cuidado e carinho a folha ou pétala que irá utilizar, lembrando que ela vai morar na sua casa por muito tempo. Abra com cuidado e a posicione no meio do livro.

Aqui a dica é sobre as manchas que as folhas costumam deixar nos livros. A solução é simples: utilizar papel manteiga, que - além de evitar que a coloração passe para o livro - acelera o processo, pois absorve a umidade.

2. Feche o livro, com cuidado para que a folha não fique dobrada e deixe o livro embaixo de uma pilha com outros mais pesados e deixe por, aproximadamente, duas semanas.

3. Abra o livro e retire a folha delicadamente, uma vez que ela estará bastante frágil e quebradiça.

4. Emoldure a folha, colocando-a entre uma base de quadro e um vidro. A pressão é suficiente para segurá-la. Caso ache que ela está frágil demais para isso, cole a folha na base utilizando cola de artesanato e deixe o vidro afastado, como numa moldura tipo caixa.

Vamos para as fotos?



Decoração cheia de sentimento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário